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Educação Já – um salto de qualidade e equidade na Educação

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Em 2018, o Todos Pela Educação lançou um conjunto de propostas concretas para a Educação Básica – um plano estratégico nomeado como Educação Já!. O objetivo? Que as crianças e os jovens brasileiros tenham o direito de aprender – e aprender bem – em uma escola pública de qualidade. Uma oportunidade que deve ser garantida a todos em igualdade de condições se quisermos desenhar um futuro com mais saúde,  bem-estar e prosperidade para todos.

 

O que é e como o Educação Já pode ajudar os gestores públicos?

Para responder ao complexo desafio do aceleramento da qualidade do ensino, o Educação Já! propõe que sejam implementadas, de maneira coordenada, sete recomendações de políticas públicas para a Educação Básica pelo poder público. Organizado por temáticas e com um objetivo propositivo, o material disponibiliza aos gestores públicos diagnósticos aprofundados por tema e propostas informadas pela literatura baseada em evidências, pelo conhecimento teórico acumulado na área e por pesquisas nacionais de opinião junto à professores e estudantes e por experiências exitosas em nível internacional e nacional. 

A iniciativa é liderada pelo Todos Pela Educação, mas é composta por mais de 50 especialistas e instituições que trabalham no Brasil (conheça os colaboradores ao fim da página).


4 MOTIVOS PARA CONHECER E ESPALHAR O MATERIAL

O desafio é complexo: o Educação Já! traça um panorama dos principais pontos para entender o cenário

É preciso montar um time técnico e ter recursos: o material aponta possibilidades materiais e técnicas

Você não precisa ficar isolado: faça parcerias, o documento mostra alguns exemplos

E o mais importante: ao contribuir para a melhoria da Educação em sua região, você deixa um legado para o desenvolvimento econômico e social


De olho na realidade: monitoramento

Não paramos no documento inicial da proposta. Comprometido com a constante melhoria e adaptação das sugestões de políticas à realidade, o Todos realizou, em março de 2020, o primeiro Encontro Anual EducaçãoJá!, um espaço para reunir todos os anos os principais pensadores do assunto em um debate dinâmico, e lançou o Relatório Anual de Acompanhamento Educação Já!, uma publicação que traz um balanço inédito das políticas educacionais brasileiras no ano anterior. 

Em que fase está o projeto neste ano?

Estamos constantemente monitorando o avanço das políticas públicas em nível federal, a partir das propostas apontadas, atualizando as referências técnicas e literatura sobre os temas apontados na iniciativas e produzindo um detalhamento da agenda e de medidas específicas para governos estaduais a fim de entregá-los aos gestores públicos.

 

História: a criação de um plano estratégico inédito

Divulgada em 3 de setembro de 2018, ocasião das eleições 2018, a iniciativa começou muito antes. Durante cerca de dois anos, reunimos diversos especialistas, de diferentes linhas de pensamento e posicionamentos partidários. A diversidade era um princípio da iniciativa que consolida uma estratégia de médio-longo prazo para as políticas educacionais, norteada pelo Plano Nacional de Educação (PNE), e elenca também medidas que vão requerer esforços de diferentes gestões do Governos Federal. 

Concluir esse esforço conjunto não foi tarefa fácil. Logo de início, dois grandes desafios foram colocados: de um lado, elaborarmos, antes do pleito de 2018, recomendações técnicas detalhadas para a continuidade e melhoria de políticas públicas já existentes e a criação de outras. O que só foi possível com a união de esforços dos participantes da iniciativa. De outro, fazermos com que a Educação Básica pública ganhasse força suficiente no debate político, o que conseguimos ao levar antecipadamente o plano ao conhecimento dos candidatos à Presidência naquele ano e suas equipes. 

Durante todo 2018, o Todos capitaneou uma série de ações com foco em monitorar a priorização do assunto nas agendas dos candidatos na corrida presidencial, como o Diálogos EducaçãoJá! e uma análise dos planos de governo a respeito do tema. O diagnóstico da Educação brasileira, a estratégia de médio-longo prazo e as sete recomendações para 2019-2022 foram apresentados aos candidatos à Presidência da República Ciro Gomes, Fernando Haddad, Geraldo Alckmin, João Amoêdo e Marina Silva, e ao coordenador de campanha da candidatura de Jair Bolsonaro, Paulo Guedes. O objetivo era de que os considerassem em seus programas de governo e que, o então eleito, pudesse ter em mãos, ao assumir o governo, um conjunto de propostas que pode fazer o País dar um salto de qualidade e equidade na Educação Básica Pública.

QUEM FAZ PARTE DESSA INICIATIVA ÚNICA

 
Colaboradores

Anna Helena Altenfelder – pedagoga, mestre e doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e presidente do conselho do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária);

Binho Marques – educador, ex-secretário da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE) do Ministério da Educação do governo Dilma Rousseff (PT), ex-governador do Acre pelo PT, ex-secretário municipal de educação de Rio Branco e ex-secretário estadual de educação do Acre na gestão Jorge Viana (PT);

José Henrique Paim –  economista, professor da FGV-Rio, ex-Ministro da educação do governo Dilma Rousseff (PT) e ex-presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE);

Mariza Abreu – professora, ex-Secretária de Educação do Rio Grande do Sul no governo Yeda Crusius (PSDB), ex-secretária municipal de educação de Caxias do Sul e ex-consultora legislativa da Câmara dos Deputados;

Maurício Holanda – consultor legislativo da Câmara dos Deputados, ex-Secretário de Educação de Sobral e do Ceará nas gestões Cid Gomes (PSB/Pros) e Camilo Santana (PT);

Priscila Cruz – administradora pública e com formação em Direito, foi uma das fundadoras do Movimento Todos Pela Educação, onde exerce atualmente a função de presidente-executiva;

Washington Bonfim – cientista político, ex-Secretário de Educação e de Planejamento de Teresina (PI) na gestão Firmino Filho (PSDB).

 

Coordenação e Redação

Priscila Cruz – presidente-executiva do Todos Pela Educação

Olavo Nogueira Filho – diretor de políticas educacionais do Todos Pela Educação

Gabriel Corrêa – gerente de políticas educacionais do Todos Pela Educação

Thaiane Pereira – coordenadora de projetos do Todos Pela Educação

 

Painel de Leitura Crítica

Claudia Costin – professora, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE-FGV), ex-ministra da Administração e Reforma no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), e ex-Secretária de Educação do Rio de Janeiro na gestão Eduardo Paes (à época PMDB);

Fernando Abrucio –  professor, cientista político e pesquisador do Departamento de Administração Pública da FGV (SP). Pesquisa temas nas áreas de Ciência Política, Administração Pública, Políticas Públicas e Política Comparada, com ênfase em questões relacionadas à Educação e às Relações Intergovernamentais;

Maria Alice Setúbal – socióloga, presidente do conselho da Fundação Tide Setúbal e foi coordenadora do programa de Educação de Marina Silva (Rede) em 2014;

Mozart Neves Ramos –  ex-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ex-Secretário de Educação de Pernambuco na gestão Jarbas Vasconcelos (PMDB) e ex-membro do Conselho Nacional de Educação (2005-2014);

Naercio Menezes – economista, coordenador do Centro de Políticas Públicas (CPP) do Insper e professor da USP, com pesquisa essencialmente voltada à área da Educação.

 

Outros especialistas e profissionais que também contribuíram para a construção desse documento:

Alejandra Velasco

Alexsandro Santos

Ana Inoue

André Lázaro

Angela Dannemann

Anna Penido

Beatriz Abuchaim

Bernardete Gatti

Caio Callegari

Caio Sato

Camila Pereira

Caroline Tavares

Carmen Neves

Cesar Callegari

Cleuza Repulho

Cisele Ortiz

David Boyd

David Saad

Denis Mizne

Eduardo Deschamps

Eliziane Gorniak

Fernando Botelho

Fernando Rufino

Francisco Cordão

Guiomar Namo de Mello

Herman Voorwald

Ivan Gontijo

Jair Ribeiro

João Marcelo Borges

Karina Fasson

Liliane Garcez

Maria Helena Guimarães

Mônica Pinto

Patrícia Mota Guedes

Renato Janine Ribeiro

Ricardo Henriques

Ricardo Madeira

Ricardo Paes de Barros

Silvia Carvalho

Sônia Penin

Tereza Perez

Tonia Casarin

Vanessa Yumi

Wilson Risolia

 


1 Comment to “ Educação Já – um salto de qualidade e equidade na Educação”

  1. Dulcileide Barreto linhares says :

    Belíssima iniciativa Natura?✍️
    Como professora vejo que se não tivermos o apoio de grandes empresas como vocês essa caminhada rumo a educação de qualidade enfraquece.
    Parabenizo sua iniciativa .