LIÇÕES QUE FICAM

Exemplos para enfrentar os desafios da Educação na pandemia

Apesar do difícil cenário imposto pela pandemia, há bons exemplos a seguir na Educação. Esse é o tema da série de podcast “Lições que ficam”, do Todos Pela Educação, que retrata histórias de redes públicas de ensino que têm implementado iniciativas como busca ativa, infraestrutura para ensino híbrido e avaliação diagnóstica para mapear os impactos do período na aprendizagem. A série é parte do projeto Educação Que Dá Certo, que mapeia, analisa e dissemina compartilha os bons exemplos de políticas públicas educacionais pelo País. Saiba mais.

Ouça os episódios: 

Ouça também no:

SoundCloudSpotify

5º Ep: Liderança escolar e estudos tutorados na pandemia

Para que os materiais didáticos cheguem a todos os estudantes nestes tempos de isolamento social, a secretaria estadual de Educação de Minas Gerais, seus educadores e técnicos não medem esforços. No quinto episódio da série "Lições que Ficam", entenda a importância da liderança dos diretores escolares e dos planos de estudos tutorados para que os alunos mineiros continuem estudando.

Ouça também no:

SoundCloudSpotify

4º Ep: Protagonismo e empatia na busca ativa

Professores acolhedores e alunos engajados na busca ativa de colegas desanimados com os estudos têm sido a dobradinha reforçada pela rede estadual do Ceará no combate à evasão dos estudantes no período de ensino remoto. No quarto episódio da série "Lições que Ficam", gestores, alunos e professores falam sobre como protagonismo e empatia têm reforçado vínculos com a escola.

Ouça também no:

SoundCloudSpotify

3º Ep: Avaliação diagnóstica no ensino remoto

Com a pandemia colocando a Educação Básica de cabeça para baixo, como corrigir rotas e preencher as lacunas de aprendizagem de nossas crianças e jovens? Avaliando! No terceiro episódio da série "Lições que Ficam", vamos conhecer a estratégia de Pernambuco para, a distância, diagnosticar e reduzir defasagens agravadas pelo ensino remoto na rede estadual pernambucana.

Ouça também no:

SoundCloudSpotify

2º Ep: Formação docente em tecnologia

Sem o “olho no olho”, os professores têm enfrentado um grande desafio na pandemia: readaptar as aulas para a modalidade de ensino a distância. No segundo episódio da série "Lições que Ficam", gestores, educadores e alunos contam como a rede estadual do Paraná aperfeiçoou a infraestrutura digital e preparou milhares de docentes para usarem novas metodologias de ensino.

Ouça também no:

SoundCloudSpotify

1º Ep: Busca ativa em tempos de crise

Antes que o(a) aluno(a) deixe os estudos, o que podemos fazer para reconectá-los(as) à Educação? Para falar sobre esse desafio no contexto da pandemia, o episódio de estreia da série "Lições que Ficam" reúne gestores, educadores, alunos e especialistas para contar como a busca ativa em tempos de crise tem trazido crianças e jovens de volta aos estudos no Maranhão.