Tempo de leitura: 2 minutos

“Impossível construir um país melhor sem focar na Educação Básica”, afirma Priscila Cruz, em evento da Carta Capital

|

Em evento virtual Diálogos Capitais, políticos e especialistas debateram os desafios para a reconstrução da Educação no Brasil Na terça (22), o jornal Carta Capital promoveu o evento digital Diálogos Capitais “Educação Básica: caminhos para a retomada”.  Com apoio técnico do Todos Pela Educação, políticos e especialistas se reuniram em duas mesas para debater como é possível avançar em Educação Pública, a despeito dos desafios socioeconômicos,  e apontar quais caminhos para superar desafios deixados pela pandemia da Covid-19.

Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos, mediou a mesa “Educação Básica: Caminhos para a retomada”. O debate contou com a participação de Zara Figueiredo, docente da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Gregório Grisa, professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS); Binho Marques, educador e ex-governador do Acre; e Rozana Barroso, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Priscila abriu a mesa desfazendo um dos muitos mitos sobre ensino público: “Precisamos acabar com os mitos derrotistas de que a Educação Pública não tem jeito. Muito pelo contrário, tem jeito e é a solução para o nosso País!”, disse. Confira algumas falas dos participantes:

“Sem a Educação, não há Brasil que avance. Enquanto a Educação for negligenciada, a gente não vai andar para frente”, defendeu Rozana Barroso.

“Não dá para o Brasil avançar sem professores valorizados”, disse Binho Marques, se referindo à gestão estratégica da política educacional brasileira.

Zara Figueiredo comentou sobre o agravamento no ensino dos alunos negros durante a pandemia da Covid-19, e a necessidade da equidade racial na educação: “Estamos vendo, de modo repetido, que os nossos alunos negros não estão aprendendo”.

Confira o debate completo abaixo:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=bzsp7IvFaJA[/embedyt]

Caminhos para  avançar em Educação

O evento também contou com um debate entre gestores públicos. Mediada por Sergio Lirio, redator-chefe da revista Carta Capital, a mesa reuniu os governadores Paulo Câmara  (PSB-PE) e Camilo Santana (PT-CE), e a secretária adjunta de educação do Maranhão Nádia Dutra. Com o tema “Desafiando a lógica: Como estados de menor nível socioeconômico têm mudado o jogo da educação, e porque isso é central para o futuro”, os líderes apresentaram e debateram propostas e ideias inspiradoras para a educação básica pública que podem ajudar gestores pelo país a vencerem desafios semelhantes.

Os governadores ressaltaram a importância do papel das lideranças na priorização da educação. “Eleger a educação como prioridade de governo, entendendo que ela é a principal ferramenta de transformação, é o primeiro passo”, ressaltou Paulo Câmara. “O resultado da educação não aparece de uma hora para a outra! Ele é de médio a longo prazo, e é preciso ter políticas continuadas, focadas, com indicadores e acompanhamento”, continuou Camilo Santana. Nádia, por sua vez, resumiu porque um sinal vindo das lideranças é tão relevante: “É preciso haver essa força para que toda a população defenda e reconheça a importância de uma educação de qualidade para todos”.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=pTJmfJKISC4[/embedyt]