O Todos Pela Educação, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Instituto Singularidades, promovem nos dias 9 e 10 de setembro, em São Paulo (SP), um encontro estratégico para discutir temas centrais da agenda educacional brasileira. O evento, fechado para convidados, reunirá especialistas e gestores públicos em torno de dois eixos: Gestão e Investimento em Redes de Ensino e Tecnologias Educacionais.
Debates sobre gestão e investimento
Na terça-feira (09), o encontro terá como foco a gestão e o investimento em redes de ensino. O debate pretende explorar como o fortalecimento da gestão pode ampliar a eficiência dos investimentos e contribuir para uma educação pública mais equitativa e de qualidade.
Estarão presentes nomes de destaque do cenário educacional: Anita Stefani, diretora de Apoio à Gestão Educacional do Ministério da Educação (MEC), e Fernanda Pacobahyba, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A mesa também contará com a participação de Romeu Caputo, vice-diretor da Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV), além das secretárias municipais Juliana Rohsner, de Vitória (ES), e Mayara Cândido, de Serra (ES). Representando os estados, confirmaram presença Vinícius Neiva, secretário-executivo de Educação de São Paulo, e Washington Bonfim, secretário de Planejamento do Piauí.
Tecnologias educacionais em pauta
Já na quarta-feira (10), o tema central será o papel das tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem. A mesa deve discutir como a inovação digital, incluindo Inteligência Artificial, pode ser incorporada às redes de ensino de forma estratégica, respeitando a diversidade de contextos e buscando reduzir desigualdades.
Entre os painelistas, além dos executivos do Todos, BID e Instituto Singularidades estão: Affonso Nina, presidente executivo da Brasscom; Fernando de Barros Filgueiras, diretor de Informações Estratégicas e Inovação do MEC; Ig Ibert Bittencourt, do Centro de Excelência em Tecnologias Sociais, Anna Penido, diretora executiva do Centro Lemann, Ricardo Henriques superintendente-executivo do Instituto Unibanco e Lia Glaz, diretora presidente da Fundação Telefônica Vivo. O encontro também contará com a presença de Israel Batista, conselheiro do Conselho Nacional de Educação; Júnior Mar, secretário de Educação de Manaus (AM) e Washington Bandeira, secretário de Educação do Piauí. Os debates serão mediados por Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú e Júlia Sant’Anna, diretora executiva do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB).
“O encontro, com atores tão relevantes e comprometidos com a educação pública, será uma oportunidade de alinhar diferentes perspectivas e propor caminhos para políticas públicas mais eficazes. A expectativa é que as discussões tragam contribuições relevantes para o futuro da educação brasileira, aprofundando entendimentos sobre o papel de temáticas como gestão, investimentos e tecnologia na aprendizagem dos estudantes”, afirma Gabriel Corrêa, diretor-executivo do Todos Pela Educação.