Embora a crise da Covid-19 seja inédita, em proporção e impacto, os desafios educacionais por ela lançados são todos velhos conhecidos da comunidade escolar e especialistas engajados na luta por uma Educação Básica de qualidade e com igualdade de oportunidades. Para discutir as novas dimensões desses desafios, o Todos Pela Educação convidou um time de 22 pessoas – especialistas de diferentes áreas, parlamentares e gestores educacionais – para olhar o quebra-cabeça atual e apontar novos encaixes para a Educação. O resultado é o encontro online “A Educação Básica no novo cenário: adaptação e transformação”.
Somando 7,5 horas de discussões relevantes, o encontro é o pontapé inicial de um debate que continua nas salas de aula e casas de todos os brasileiros que acreditam que a Educação é a chave-mestra para a reconstrução do País: afinal, é a partir de uma geração bem instruída, com as ferramentas críticas necessárias, que soluções criativas para o bem-estar social serão construídas. Veja abaixo os destaques e vídeos do encontro e leve esse debate para as comunidades escolares ao seu redor!
LEIA OS DESTAQUES DOS ESCONTROS
5° dia – O papel da Educação na reconstrução do Brasil
4º dia – Tecnologia, valorização dos professores e financiamento mais justo
3º dia – A importância de um novo Fundeb no contexto da pandemia
2º dia – Os desafios da gestão pública no presente e futuro
1º dia – O impacto da Covid-19 no Brasil e no mundo
ASSISTA AOS VÍDEOS COMPLETOS
Qual o impacto da Covid-19 na Educação do Brasil e do mundo?
Andreas Schleicher, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e Marcelo Cabrol, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) conversam com Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos, e falam sobre experiências de vários países diante da suspensão prolongada das aulas: evasão, desigualdade e aspectos importantes para o retorno escolar são temas colocados em pauta.
Volta às aulas presenciais: os desafios educacionais do presente
Os gestores públicos Eduardo Leite, governador do RS; Bruno Barral, secretário municipal de Educação de Salvador (BA); Frederico Amâncio, secretário estadual de Educação de PE e Juliana Sant’anna, secretária estadual de MG, conversam com Olavo Nogueira Filho, diretor de políticas educacionais do Todos, e destacam a importância da articulação entre os poderes, transformações necessárias na volta às aulas e a importância do ensino presencial.
ASSISTA AO DEBATE SOBRE PLANEJAMENTOS EM ANDAMENTO
Financiamento da Educação e o novo Fundeb
João Marcelo Borges, diretor de estratégia política do Todos, media discussões com as parlamentares: Luisa Canziani (PTB-PR), Tabata Amaral (PDT-SP) e Profª Dorinha Seara (DEM-TO) sobre as legislações em tramitação que abordam temas importantes para o momento. O novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), que está em tramitação, foi o destaque do debate que contou também com Felipe Salto, do Instituto Fiscal Independente (IFI); Rafael Fontelles, do Comitê Nacional dos Secretários da Fazenda dos Estados (COMSEFAZ); e Ricardo Henriques, do Instituto Unibanco.
ASSISTA AO DEBATE SOBRE A IMPORTÂNCIA DO NOVO FUNDEB
Políticas educacionais: transformações urgentes e possíveis legados
Priscila Cruz, do Todos, conversou sobre os desafios da desigualdade, dos professores e da tecnologia nesse novo cenário com Alexsandro Santos, da Faculdade do Educador (Feduc); Paula Louzano, da Universidade Diego Portales (Chile); Paulo Blikstein, da Universidade de Columbia (EUA) e Vikas Pota, especialista internacional.
ASSISTA AO DEBATE QUE DESTACA O PAPEL DOS PROFESSORESO papel da Educação na reconstrução do País
Drauzio Varella, médico oncologista e influenciador digital; Marina Silva, ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, conversaram com a jornalista Aline Midlej sobre quais as pontes entre Educação e Saúde e o papel fundamental da Educação no combate às desigualdades e a construção do desenvolvimento sustentável para o Brasil.
ASSISTA AO DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO E O FUTURO DO PAÍS