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Educação Já 2022: conheça as recomendações para políticas de equidade étnico-racial

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Infelizmente, a cidadania no Brasil ainda é racialmente segregada. Precisamos de um processo amplo de reeducação das relações entre os grupos étnico-raciais presentes no nosso território, garantindo que pessoas amarelas, brancas, indígenas, pardas, pretas e quilombolas estejam engajadas a refletir sobre as suas identidades, bem como o acesso a direitos fundamentais. Nessa tarefa, as políticas públicas para a Educação Básica precisam ser o ponto de partida.

Reconhecendo a urgência e a complexidade desse desafio de construir um país melhor para todas as pessoas, com a coordenação técnica da Mahin Consultoria Antirracista e do Todos Pela Educação, apoio da Imaginable Futures e Fundação Lemann e contribuição técnica do Instituto Unibanco, Itaú Social e Fundação Telefônica Vivo, foi lançado o documento “Equidade étnico-racial: recomendações de políticas de equidade étnico-racial para os governos federal e estaduais”, que objetiva colaborar com o avanço educacional em pautas raciais, através de propostas de políticas públicas para as próximas gestões estaduais e federal.

<Acesse o sumário executivo do documento aqui>

Esse documento faz parte da iniciativa Educação Já 2022, que por meio de diagnósticos e recomendações, busca contribuir para a elaboração de uma agenda sistêmica para a Educação Básica brasileira nos próximos governos eleitos, na finalidade de avançar na garantia do direito à Educação de qualidade para todos.

 <VEJA O DOCUMENTO COMPLETO AQUI>


No dia 18 de abril, terça-feira, o Todos Pela Educação realizou, em Brasília, o Encontro Anual Educação Já 2023. Lideranças políticas, cívicas e educacionais, bem como secretários de Educação e professores, foram convocados para debater os principais desafios atuais – antigos e novos – e os caminhos para o Brasil dar início a um novo capítulo para a Educação Básica.

Um dos painéis do Encontro foi Educação para as relações étnico-raciais e sob a perspectiva inclusiva

Com ênfase na qualidade educacional equitativa e inclusiva, o Encontro lançou oficialmente os documentos Educação para as Relações Étnico-Raciais (Erer) e Educação sob a Perspectiva Inclusiva, com recomendações de políticas públicas para governos estaduais e federais. Os materiais foram produzidos em parceria com, respectivamente, a Mahin (organização dedicada à pauta antirracista) e o Instituto Rodrigo Mendes.

“Temas tão centrais para o nosso encontro, para o Todos Pela Educação, para o poder público e para a sociedade brasileira, o Erer e a Educação Inclusiva precisam estar muito mais presentes no debate educacional e nas políticas públicas de nosso país”, enfatizou Gabriel Corrêa, diretor de Políticas Educacionais do Todos.

Participaram do evento lideranças diversas – entre elas representantes da comunidade escolar de todo o Brasil, gestores públicos, acadêmicos, organizações da sociedade civil, grupos identitários –, além de representantes do governo federal, do Congresso Nacional e de governos estaduais e municipais. A seguir, alguns destaques dos painéis.

Assista o Painel