Tempo de leitura: 3 minutos

Educação é tema na Brazil Conference, que debate soluções para o País

Apoiador do evento em Boston, o Todos Pela Educação promove debate sobre a profissão docente e o papel da Educação no desenvolvimento social, político e econômico do Brasil
fernando haddad

O que pessoas pensando o Brasil em Harvard (Boston/EUA), podem, de fato, fazer para que o país melhore? Esse é o desafio da Brazil Conference at Harvard & MIT, promovida pela comunidade de estudantes brasileiros dessas duas universidades, que neste ano acontece nos dias 6 e 7 de abril. Contando com um público repleto de formadores de opinião e pessoas influentes nos setores público, social e privado, o Todos Pela Educação, apoiador do evento, participa com a formação de dois importantes debates: a profissão docente e a Educação como prioridade de um projeto de país.

 

A mesa Educação Já! Para o Brasil, de fato, melhorar, organizada pelo Todos, fará um debate de propostas para o país. Com mediação de Priscila Cruz, presidente-executiva do movimento, a discussão contará com o ativista Douglas Belchior, o cientista político Fernando Abrucio, a cientista Lygia da Veiga Pereira, e o economista Ricardo Paes de Barros – todos os quatro também professores (saiba mais sobre cada um abaixo). A composição plural da mesa visa discutir a relação e influência da Educação em outras áreas fundamentais para o desenvolvimento político, social e econômico do País.

 

Para Priscila, o ano eleitoral se apresenta como oportuno para esta reflexão: “Esta é uma oportunidade única para promovermos melhorias estruturantes no País. Jamais vamos romper os ciclos de crises que impedem nosso desenvolvimento social e econômico se não considerarmos a Educação como elemento central do Brasil que queremos. A Educação não é a única resposta, mas sem ela não há solução. O que falta é priorizá-la de verdade.”

 

A voz dos professores

E se a Educação é a política mais estratégica para o País, o professor é o profissional mais importante e fator-chave para a qualidade educacional. Por isso, o Todos abriu um espaço para que sejam discutidos os desafios da profissão docente em um painel anterior à mesa sobre políticas públicas. Para esse debate, o movimento está levando dois profissionais brasileiros: Flávia Goulart Jesus Pinto e Ivan Gontijo Akerman – ambos lecionam na rede pública. O debate será mediado por Erika Butow, CEO do Ensina. Para Priscila, “a valorização dos professores passa por escuta e voz ativa. É nesse sentido que estes dois professores simbolizam a grande necessidade que temos de posicionar os docentes como protagonistas de uma Educação realmente transformadora em qualidade e equidade.”

Saiba mais:

Brazil Conference at Harvard & MIT – 6 e 7 de abril, Boston (EUA). O evento terá transmissão ao vivo pelo site www.brazilconference.org e os debates organizados pelo Todos Pela Educação serão transmitidos pelo Facebook do movimento: facebook.com/todoseducacao. Acompanhe também a nossa cobertura pelo Twitter @TodosEducacao e pelo Insta @todospelaeducacao

 

Painel sobre desafios da docência no Brasil: sábado, 7/4, às 15h30 (horário de Brasília)

  • Erica Butow – CEO do Ensina (mediadora)
  • Flávia Goulart Jesus Pinto, Professora de Português do Ensino Fundamental da rede pública Estadual de Mato Grosso.
  • Ivan Gontijo Akerman, Professor de Matemática do Ensino Fundamental da rede pública Estadual de Mato Grosso. Também já trabalhou como professor em comunidades vulneráveis no Equador.

 

Mesa: Educação Já! Para o Brasil, de fato, melhorar: sábado, 7/4, às 16h00 (horário de Brasília)

  • Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos (mediadora)
  • Douglas Belchior: Formado em História pela PUC/SP, professor Rede Pública Estadual; Fundador e professor no Movimento Uneafro-Brasil; Palestrante/Conferencista sobre a temática “História das Lutas Sociais no Brasil”, “Questão Racial no Brasil” e “Direitos Humanos”; Atualmente é consultor para a área da justiça criminal, violência do estado, encarceramento e política de drogas, do Fundo Brasil de Direitos Humanos.
  • Fernando Luiz Abrucio: Professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (SP) desde 1995. Pesquisa temas nas área de Ciência Política, Administração Pública, Políticas Públicas e Política Comparada, com ênfase em questões relacionadas à Educação, às Relações Intergovernamentais e o Federalismo, bem como sobre Reforma do Estado e gestão pública.
  • Lygia da Veiga Pereira: Professora Titular e Chefe do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias (LaNCE) da Universidade de São Paulo (USP). É a responsável pelo estabelecimento de uma primeira linhagem brasileira de células-tronco embrionárias de multiplicação in vitro, disponibilizadas para outros grupos de pesquisa no País.
  • Ricardo Paes de Barros: Economista-chefe do Instituto Ayrton Senna, professor titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper e coordenador do Núcleo Ciência para Educação do Centro de Políticas Públicas (CPP). Integrou o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) por mais de 30 anos. Entre 2011 e 2015, foi subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Veja também

Quer receber uma newsletter mensal que traz os destaques do Todos Pela Educação? Preencha os dados e receba a “Todos em Dia".

    Quero receber e-mails informativos

    1

    Li e concordo com a política de privacidade e proteção de dados do Todos Pela Educação

    1