Tempo de leitura: 2 minutos

O Município prioriza, a Educação avança: Todos lança programa com formação para gestores municipais

|

O Todos lançou, no dia  14/06, o Programa Compromisso com a Educação, que oferece curso de formação para gestores e incentiva municípios a priorizarem uma agenda de desenvolvimento educacional. A iniciativa – suprapartidária, plural e decisiva – conta com a parceria de fundações partidárias e entidades municipalistas de todo o Brasil. Veja o edital!

O objetivo do programa é sensibilizar e orientar os municípios brasileiros sobre a importância de priorizar o Ensino Básico e construir uma visão sistêmica e de longo prazo, que paute os avanços educacionais nos quatro anos de gestão. 

Parcerias

O Todos Pela Educação está assinando termos de cooperação com diversas fundações partidárias e entidades municipalistas para levar o projeto a um grande número de gestores, em todas as regiões do país. A ideia é ampliar e qualificar o apoio à formação dos que constroem ou ainda construirão políticas públicas educacionais. 

O Programa

O Programa Compromisso com a Educação está organizado em três fases. Na primeira delas, o Todos promoverá evento online para explicar o programa aos gestores eleitos, convidados por suas fundações e entidades. Na ocasião, os participantes interessados também serão orientados quanto à inscrição no programa.

A segunda fase consiste na assinatura de uma carta compromisso para marcar o comprometimento da gestão municipal com a Educação. Nesta etapa, um gestor municipal ligado à Secretaria de Educação poderá iniciar o Curso Educação Já Municípios. A formação possui 30h e será oferecida de forma remota em sua totalidade. A carta compromisso é um ato simbólico, que não pretende criar obrigações com resultados – ao contrário, visa garantir a autonomia da gestão nas decisões e implementação de boas políticas de Educação.

Por fim, na terceira e última fase de encerramento, os municípios inscritos que tiverem assinado a carta compromisso e cujo gestor tenha concluído a formação serão contemplados com o “Selo Compromisso com a Educação”.

Veja abaixo o caminho a ser percorrido durante o Programa Compromisso com a Educação:

grafico de fluxo

Acesse o edital

Veja também:

Conheça o Educação Já Municípios: propostas do Todos para Prefeitos e Prefeitas