Mais do que bandeiras, uma estratégia detalhada e constantemente aprimorada para virar o jogo na educação.

O que é o Educação Já?

Criado em 2018, o Educação Já! é uma iniciativa liderada pelo Todos Pela Educação e tem como objetivo principal subsidiar o poder público com diagnósticos detalhados e soluções concretas em sete temas estruturantes. De natureza suprapartidária, o esforço reúne diversos especialistas, educadores e organizações do campo educacional comprometidas com o avanço de políticas públicas informadas pelas evidências e pelas experiências de êxito.

mais educação, mais cidadania
educação já
pessoas atrás de letras gigantes formando educação já no marco zero, recife
infográfico com 7 temáticas prioritárias do Educação Já

1

Reestruturação das regras de governança e melhoria da gestão das redes

Aprimorar a organização das responsabilidades de cada esfera administrativa (União, Estados e Municípios) na Educação, a fim de garantir maior articulação entre elas e apoiar a melhoria da gestão das Secretarias de Educação.

2

FINANCIAMENTO MAIS REDISTRIBUTIVO E INDUTOR DE QUALIDADE

Realizar alterações nos mecanismos de financiamento da Educação Básica, em especial o Fundeb, tornando-os mais eficientes, redistributivos e indutores de qualidade, visando garantir em todas as redes condições básicas para oferta educacional.

3

EFETIVAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EM TODAS AS REDES DE ENSINO

Adaptar os currículos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental à BNCC e, a partir deles, garantir a coerência dos elementos dos sistemas educacionais.

4

PROFISSIONALIZAÇÃO DA CARREIRA E FORMAÇÃO DOCENTE

Instituir políticas de valorização e profissionalização docente, com abordagem sistêmica que envolva atratividade, formação e melhorias na carreira de professores.

5

PRIMEIRA INFÂNCIA COMO AGENDA INTERSETORIAL

Estabelecer políticas intersetoriais de Primeira Infância que busquem um atendimento integral e integrado de qualidade às crianças de 0 a 6 anos.

6

ALFABETIZAÇÃO EM REGIME DE COLABORAÇÃO

Instituir programas de alfabetização em que Estados estabeleçam estratégias coordenadas e colaborativas junto aos Municípios, buscando fortalecer ações pedagógicas específicas para o processo de alfabetização.

7

NOVA PROPOSTA DE ESCOLA DE ENSINO MÉDIO

À luz das definições trazidas pela lei do Novo Ensino Médio, reestruturar a oferta da etapa no Brasil, buscando tornar as escolas mais atrativas para os jovens e avançar nos índices de aprendizagem dos alunos.

PARCEIROS EDUCAÇÃO JÁ!

Organizações que estão junto com o Todos para fazer avançar medidas específicas do Educação Já!

Fundação Itaú para Educação e Cultura, Fundação Lemann, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Fundação Roberto Marinho, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Natura, Instituto Península, Instituto Sonho Grande, Instituto Unibanco, Movimento Colabora Educação, Movimento Pela Base, Movimento Profissão Docente.

MONITORAMENTO DO EDUCAÇÃO JÁ

Para acompanhar continuamente os avanços e desafios das medidas propostas pelo Educação Já, produzimos o Relatório Anual e realizamos um grande Encontro, também anual, onde reunimos os principais atores do poder público, especialistas e profissionais da Educação (incluindo professores).

Leia o documento técnico Educação Já

Navegue pelo documento no painel abaixo clicando ou, se preferir, faça o download.

Subir