Educação Já 4 - Todos Pela Educação

4- PROFISSIONALIZAÇÃO DA CARREIRA E FORMAÇÃO DOCENTE

Instituir políticas de valorização e profissionalização docente, com abordagem sistêmica que envolva atratividade, formação e melhorias na carreira de professores.

a. Instituir um marco referencial docente nacional, que visa definir competências e conhecimentos esperados de todo professor, de forma a nortear as políticas docentes no País.

b. Elevar a seletividade dos cursos de formação docente, estabelecendo pontuação mínima no Enem para ingresso nos mesmos.

c. Estruturar programa nacional de atratividade de alunos com alto desempenho no Enem para ingresso na carreira docente.

d. A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial, aprimorar mecanismos de indução, regulação e avaliação dos cursos de Pedagogia e Licenciaturas e criar um exame de conclusão para aferir os conhecimentos mínimos para o exercício da docência.

e. Melhorar a carreira e desenvolvimento profissional dos professores concursados, aprimorando os concursos de ingresso, o estágio probatório, os planos de carreira, a remuneração, a rotina de trabalho e a formação continuada.

f. Aprimorar os processos de seleção e formação dos professores temporários.

g. Promover melhorias nos processos de seleção, formação e apoio ao trabalho dos gestores escolares.
TOP